segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Haworthia Cuspidata

Essa Haworthia é umas das primeiras do gênero na minha coleção de suculentas. Recentemente descobri que é resultado de uma hibridação. A Haworthia cuspidata é um provável cruzamento da Haworthia cymbiformis var. setulifera X Haworthia retusa. Se for mesmo, em minha opinião, conforme observei, tem mais aspectos similares da H. cymbiformis no formato, em tonalidade e na tranlucidez das folhas. A H. retusa tem folhas mais alongadas e estreitas, o tom do verde é mais escuro e o translúcido das folhas é mais evidente. Seja como for é um belo resultado.


Nome científico: Haworthia cuspidata Haw.

(Provavelmente um híbrido de Haworthia cymbiformis e Haworthia retusa)

Origem: Jardim origem (cultivar Berçário produzido)

Etimologia: O nome 'cuspidata' vem do latim para "pontas" .

Descrição: Haworthia cuspidata é uma planta de roseta formando supostamente um cruzamento entre Haworthia retusa e Haworthia cymbiformis. É também conhecido como "planta janela estrela" Nas pontas das folhas são como janelas translúcidas para o qual a planta é chamado. Ele desloca livremente para formar aglomerados e é uma boa cobertura do solo .

Às vezes confundido com Haworthia cymbiformis, no entanto, as folhas da Haworthia cuspidata são mais robustos e mais curtos do que as da Haworthia cymbiformis. É uma planta resistente, forte e bonita.

Haste:. haste menor

Rosetas: como uma estrela, curto e carnudo, estreito, de 6 a 10 centímetros ao todo

Folhas: verde limão a verde-cinza, em forma de cunha, pontiagudas na ponta, com verde mais escuro vidrados "janelas" áreas translúcidas próximo das pontas.

Floração: verão.

Cultivo: Não há diferença no cultivo de plantas habituais deste tipo. Embora cresce mais lentamente.

Exposição: Luz com sombra.

Rega: água regular (gostam de pouca água durante o período de inverno também), mas não regar demais, só conforme a necessidade delas, pois encharcadas é mais provável o apodrecimento o da raiz, e não regue novamente até secar. Resistente à - 1°C (ou menos por um curto período de tempo). Ao ar livre no jardim pode receber chuvas de inverno (apesar de frio) e não parece incomodá-lo muito.


Haworthia é um gênero botânico pertencente à família Asphodelaceae.

O gênero é composto de 70 a 90 espécies, algumas com várias subespécies.

Cuidados - Elas são fáceis de crescer. Toleram, em geral, o extremo frio. O solo deve ser poroso, mas não tanto como algumas outras espécies de seu gênero.

Gostam de sol, mas não é adequada a pleno sol no verão, especialmente se for em horas mais quentes.

No que diz respeito à água, é conveniente se for em horas mais quentes. No inverno, nada de água.

Características - Uma planta pode suportar uma grande seca e, em seguida, recuperar-se, enquanto que uma planta com excesso de água pode morrer em dias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haworthia

*O gênero Haworthia tem a nomeação de um botânico e colecionador de plantas suculentas, Adrian Hardy Haworth, em homenagem a seu legado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário